03 Dicas de como Aprender a Fotografar
26 de fevereiro de 2018
0
Nesse artigo separamos 03 dicas que vão te dar uma “forcinha” nesse início.

Quem sonha em viver da fotografia sabe bem que se tornar um fotógrafo não é uma tarefa tão simples como pensam e como aprender a fotografar também. Apesar dos fabricantes de câmeras tentarem tornar essa ação fácil, a verdade é que a fotografia é uma Arte, e, apesar de todos os avanços tecnológicos, é preciso tempo para dominá-la.
Momentos fotográficos diferentes pedem configurações distintas, abordagens diferentes com as técnicas e lentes diferentes.
Se você enxerga essa arte apenas como um hobby, pode ser que ainda não esteja preparado para as infinitas possibilidades no momento de sua ocorrência. Mas, se você quer saber como aprender a fotografar e abraçar oportunidades, continue lendo e conheça algumas maneiras de passar por esse processo.

 

03 Dicas para aprender a fotografar

 

1 – Use somente uma lente: Enquanto ainda está no processo de aprendizagem sobre fotografia, uma dica muito boa é focar em utilizar apenas uma lente e de preferência que seja flexível, ou seja, te possibilite fazer fotos em ângulos mais abertos como também mais fechados. É comum as câmeras vir acompanhadas de lentes 18-55 e 18-135 mm, mas é normal também o vendedor oferecer como adicional uma 50 mm, a famosa “cinquentinha”.
É necessário que você entenda como as lentes funcionam para que saiba escolher a melhor em cada trabalho. É normal que fotógrafos tenham a vontade de se tornar colecionadores de equipamentos, quanto mais conhecem mais nascerá a vontade de comprar lentes novas.
Entretanto, antes de realmente começar a sua coleção, você precisa saber o objetivo de cada uma delas, não é mesmo? E para entender de verdade, é preciso usá-las até se tornar exaustivo.
Tenha uma meta em mente: na próxima vez que for escolher uma lente para uso, insista nela, procure conhecê-la de verdade. Só com o tempo você irá descobrir os seus pontos positivos e negativos.
Ademais, pelo fato de cada lente obter uma finalidade, você também precisará dar início a um estilo de fotografia, o que é muito válido e necessários para quem quer saber como aprender a fotografar.
Dessa maneira, você vai entender melhor não apenas o equipamento, mas as diferentes configurações da câmera. E lembre-se: você é capaz de realizar fotografias maravilhosas independente da lente.
2 – Foque em um modelo por temporada: O que você está pensando fotografar? Retratos, paisagens, cotidiano na rua, eventos de família? Pense e foque, pelo menos no início, em só um objetivo. Será muito fácil se distrair por assuntos que aparecerão no meio do caminho.
Muitas dessas oportunidades parecerão incríveis quando surgirem, mas para testa-las, só se você já estiver preparado para fotografar com mudanças rápidas de configuração. Capturar uma imagem de um pássaro voando, por exemplo, não é algo tão fácil. Ou, clicar no exato momento que a criança soprou a velinha e ter um resultado satisfatório em termos de luz exige muita prática.
Ao tentar sem a devida experiência pode acabar se frustrando, realizando fotos que não alcançam a sua expectativa.
3 – Não use tantos acessórios: Uma das coisas mais legais da fotografia atual é que existem diversas ferramentas disponíveis para nos auxiliar com o processo de aprendizagem da fotografia. É realmente muito bom poder ter uma câmera ligada ao smartphone e realizar ações como longas exposições ou um time lapse.
Porém, em muitas situações, esses acessórios podem ser apenas pontos que farão com que as coisas deem errado ou te distraiam do objetivo central que é a fotografia.
Fazer a foto com o que se tem na mão é o mais importante.

SIGA A DC NO FACEBOOK
E receba dicas gratuitas de fotografia

 

VEJA TAMBÉM:

[ *** AULA ONLINE GRATUITA *** ]

Os 5 Truques De Fotografia Mais Poderosos...

ASSISTIR AGORA!